Área Restrita

“SORTEIO DE LIVROS”: A INFLUÊNCIA DO FÁCIL ACESSO A OBRAS LITERÁRIAS NA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

 

 

 

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro

Cynthia de Fátima Sousa Oliveira Moura

RESUMO

Ao se reconhecer o professor como o propulsor das expectativas de leitura entre os estudantes, o educador, que se mostra um admirador da leitura, aprende a amar os livros e encontra a chave do conhecimento a ser difundido entre os seres humanos em formação. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar como um projeto, de doação de livros literários, influenciou os acadêmicos da licenciatura em pedagogia na prática da leitura. As principais referências teóricas do estudo foram: Batista (1998), Carvalho (2002), Quadros e Miranda (2009), Rangel (2012) e Alves (2013). Participaram, como sujeitos da pesquisa, os 44 acadêmicos de pedagogia, regularmente matriculados no primeiro semestre letivo do curso na Faculdade Meta em 2014 e participantes do projeto “Sorteio de Livros”, o qual presenteou vários destes acadêmicos com obras literárias. Ressalta-se que a coleta de dados se concentrou nas informações ofertadas pelos participantes no questionário aplicado ao final do projeto, delimitando-se à análise da seguinte questão: “tendo sido sorteado(a) ou não, este projeto influenciou sua relação com a leitura? Descreva”. Quanto ao tratamento das informações, elegeu-se a abordagem qualitativa dos dados, oriundos dos questionários, com o suporte da técnica de análise de conteúdo, como orientado por Bardin (2008). Dentre os 44 participantes da pesquisa, 39 indicaram que o projeto os influenciou positivamente na prática de leitura; apenas três afirmaram não receberem influências da proposta e outros dois participantes não responderam à questão. Conclui-se que esta ação apresenta perspectivas promissoras para incentivar a leitura entre os educadores em formação e, consequentemente, entre seus futuros educandos.

Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem Docente. Formação Discente. 

Clique aqui para acessar o artigo em PDF.

 

 

Pesquisar